LOGOTIPO-SOCIEDADE-PORTUGUESA-DE-MEDICINA-INTERNA
NEWSLETTER
DEZEMBRO 2018
www.spmi.pt
 
 

Mensagem da Direção

 
 

Vitor Branco  

Caríssimos colegas internistas:

Dezembro é o último mês do ano civil e tradicional período de exame e balanço do já feito ou decorrido. Mas para a SPMI foi também mês de iniciativa, de arranque e catapulta de novas acções.

Foi assim que começámos, em estreia absoluta, com o lançamento da nova campanha “Dezembro – Mês da Medicina Interna”, logo no início de Dezembro e que se estendeu durante todo o mês com grande repercussão mediática (Redes sociais, Jornais, Revistas e Televisão).

Com o objectivo de destacar a importância da nossa Especialidade no contexto hospitalar, a partir deste ano, Dezembro passará a ser assinalado como o mês da Medicina Interna, com mensagens e informações dirigidas ao público geral, assim como aos nossos colegas médicos de todas as Especialidades e também a todos os profissionais de saúde.

Foi também neste mês de Dezembro, no dia 14, que celebrámos o 67º aniversário da SPMI, com uma sessão comemorativa na nossa sede, que contou com a presença dos antigos presidentes da SPMI, da actual direcção e muitos internistas. O Presidente da SPMI, Dr. João Araújo Correia proferiu uma alocução inicial, realçando a alegria em comemorar mais um aniversário da SPMI, desta feita no papel de presidente, sublinhando que ao longo dos anos esta soube demonstrar que a Medicina Interna se tornou “a base sustentável do SNS no hospital”.

Depois de ter sido apresentado o vídeo da campanha “Dezembro, Mês da Medicina Interna”, em que em breves minutos é possível conhecer alguns e rostos e perceber as múltiplas áreas de actuação da Medicina Interna, João Sá, Editor Chefe da Revista Medicina Interna, deu uma elegante palestra alusiva à campanha. Percorreu uma parte significativa da história dos internistas portugueses e sublinhou o vigor que a SPMI hoje ostenta.

Também os Núcleos de Estudo da SPMI se mantiveram activos neste mês de Dezembro e, logo nos primeiros dias (1 e 2), o Núcleo de Estudos de Doenças Raras (NEDR) organizou, no Porto, o seu VIII Simpósio anual. Com o objectivo principal de dar a conhecer “doenças originais e diferentes, todas elas raras e que são escolhidas para aumentar a cultura médica” dos que se envolvem na reunião, o Simpósio decorreu com grande sucesso, congregando muitos colegas interessados e contou com a presença do Subdirector Geral da Saúde, que deu a conhecer pormenores da Estratégia Integrada para as Doenças Raras 2015-2020 e incentivou os médicos a serem parte activa no processo.

Por fim, decorreu neste mês mais uma profícua reunião dos Corpos Sociais da SPMI, em que foram abordados vários assuntos, entre os quais destaco, no âmbito da Academia SPMI, a decisão de atribuição de 3 Prémios Anuais da Propina do 1º Ano de Doutoramento e de uma Bolsa de Investigação da SPMI no valor de 10.000 €.

O tempo não deixa de correr e, ao deixar-vos votos de Feliz Ano de 2019, recordo-vos que também as actividades da SPMI não cessam: saibam que a plataforma de submissão de resumos para o 25º Congresso Nacional de Medicina Interna já está disponível; que o FORMI já tem aprovado o plano de formações para 2019; que já no início de Janeiro decorrerão as sessões (em Lisboa e no Porto) de Recepção aos Internos de Medicina Interna; e que, também em Janeiro, teremos as XIX Jornadas do Núcleo do VIH “Doença VIH, mais vida com qualidade”.

Vitor Branco

 
 

Em destaque

 
logo_dezembro-mes-da-medicina-interna-01
 
SPMI promove, pela primeira vez, o Mês da MI

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai assinalar, pela primeira vez, o Mês da Medicina Interna, em dezembro, com o objetivo de destacar a importância desta especialidade médica no contexto hospitalar. Esta iniciativa insere-se nas comemorações do 67º aniversário da SPMI.

“Em dezembro, os Serviços de Medicina Interna têm de responder ao aumento das necessidades de internamento do Serviço de Urgência, e aumentam a sua lotação em mais de 30 por cento. Tantos doentes a mais são tratados com o mesmo número de internistas, sem qualquer compensação adicional, mantendo a qualidade assistencial”, explica João Araújo Correia, presidente da SPMI.

Ler mais

 
 
mes-da-medicina-1

Vídeo comemorativo "Mês da Medicina Interna"

O Internista é o perito na abordagem clínica exaustiva de cada doente. A SPMI assinala, pela primeira vez, o Mês da Medicina Interna, com o objetivo de destacar a importância desta especialidade médica no contexto hospitalar.

Consulte o Vídeo AQUI

 
 

Notícias

 
 
Banner-25CNMI-2019-1200x675px-1

Congresso de Medicina Interna abre candidaturas para submissão de resumos

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna acaba de disponibilizar a plataforma de submissão de resumos para o 25º Congresso Nacional de Medicina Interna, organizado pelo Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que terá lugar no Centro de ...

Ler mais

Artigo Opinião SPMI – Não à especialidade de Urgência e às equipas médicas exclusivas

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna está de luto

Todos ficámos tristes e perturbados quando a noite fria e chuvosa de sábado, 15 de dezembro, nos trouxe a notícia da queda dum helicóptero do INEM, com toda a tripulação a bordo, depois de terem cumprido a missão de levar uma doente grave para o Hospital de Santo António ...

Ler mais

 
 
Internistas defendem benefícios da multidisciplinariedade no tratamento do AVC

Família da Medicina Interna reuniu-se para comemorar os 67 anos da SPMI

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) comemorou na passada sexta feira, dia 14 de dezembro, 67 anos desde a sua formação. A data foi assinalada com uma cerimónia na sede da sociedade científica, em Lisboa, onde estiveram presentes os ...

Ler mais

Artigo Opinião SPMI – Não à especialidade de Urgência e às equipas médicas exclusivas

Doenças Raras veem no internista um dos seus principais aliados

Apostando em reforçar o papel da Medicina Interna no tratamento das doenças raras, o Núcleo de Estudos de Doenças Raras (NEDR) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) organizou, no Porto, o seu VIII Simpósio anual.

Ler mais

 
 
Newsletter RIDAI

Doença VIH: mais vida com qualidade

Dia Mundial de Luta Contra a SIDA assinala-se a 1 de dezembro A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, comumente conhecida como SIDA, é uma doença provocada pela transmissão do vírus da imunodeficiência humana (VIH), ...

Ler mais

viii-simposioraras

Médicos querem mais discussão política sobre doenças raras

O Núcleo de Estudos das Doenças Raras (NEDR) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, no Hotel Crown Plaza, no Porto, o seu oitavo Simpósio.

Ler mais

 

VER OUTRAS NOTÍCIAS

 

Agenda

 
 

NACIONAL

 

cartaz-rececao-ao-interno


Receção aos Internos de Medicina Interna - Lisboa

Data: 5 e 6 de janeiro de 2019
Local: Sede da SPMI, Lisboa

Mais informações

 
 

cartaz-rececao-ao-interno


Receção aos Internos de Medicina Interna - Porto

Data: 12 e 13 de janeiro de 2019
Local: Ordem dos Médicos, Porto

Mais informações

 
 

xixjornadas-do-nucleo-vih


XIX Jornadas do Núcleo do VIH “Doença VIH, mais vida com qualidade”

Data: 25 e 26 de Janeiro de 2019
Local: BejaParque Hotel

Mais informações

 

VER TODOS OS EVENTOS

 

Alertas do Mês

 
banner-25cnmi-2019-1200x675px-1-2
 
25º Congresso Nacional de Medicina Interna

O 25º Congresso Nacional de Medicina Interna, organizado pelo Serviço de Medicina Interna do CHUC, vai realizar-se no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura, de 23 a 26 de maio de 2019. 

Está disponível o sistema eletrónico de submissão de resumos:

Consulte AQUI as normas de submissão
Faça AQUI a submissão do seu trabalho


 
 
INFORMAÇÃO AO DOENTE

A SPMI disponibilizou na secção informação ao doente, recomendações úteis a todos os cidadãos. Pode consultar os folhetos em: 

https://www.spmi.pt/informacao-ao-doente/

 
 
BOLSA DE EMPREGO
 
 
EFIM WINTER NEWSLETTER
 
 

Publicações

 

revista_mi

 

revista_mi

 

 
 
 

Outros Links

 

www.spmi.pt
Página no Facebook
Página no Youtube


Revista Medicina Interna
Revista Casos Clínicos On-line
Alteração dados de sócios

 
 
LOGOTIPO-SOCIEDADE-PORTUGUESA-DE-MEDICINA-INTERNA

Headline goes here

© 2018 Copyright SPMI. All Rights reserved.