Caros Colegas
O mês de março foi rico em atividades formativas. Começou com a 8ª Edição do Curso de Elearning de Dor Crónica, e com o Curso de Introdução à Geriatria, composto por quatro módulos online que decorreram nos dias 25 de fevereiro, 4,11 e 18 de março, e por um módulo presencial, no dia 22 de março em Lisboa.
A Escola Anual Virtual de Hepatologia teve mais um módulo no dia 13, o curso de Abordagem na fase aguda do Acidente Vascular Cerebral realizou-se na sede da SPMI nos dias 14 e 15, e a cidade do Porto recebeu nos dias 21 e 22 de março o Curso de Cuidados Paliativos.
Na última semana do mês, a 27 e a 28 decorreu o curso de ecografia à cabeceira do doente, a 28 e 29 de março no Porto realizou-se o Curso de Raciocínio Clínico e Registo Médico Orientado por Problemas (RMOP), e a 29 tivemos o IV Encontro Anual do Núcleo de Estudos de Ecografia.
Para além da formação, a atividade da SPMI em março, passou pela apresentação do relatório de contas de 2024 e do relatório de atividades científicas, em Assembleia Geral realizada no dia 14 de março, e pela representação da SPMI no 23º Congresso Europeu de Medicina Interna, em Florença.
Ainda este mês, Vasco Barreto, vice-presidente da SPMI , terminou o seu mandato de secretário-geral da Federação Europeia de Medicina Interna ( EFIM) e partilho nesta newsletter o link da resposta da SPMI e do NEDM ao despacho 3390/2025 publicado no dia 17 de março no Diário da República referente à atualização da estrutura de governação do Programa Nacional para a Diabetes (PND).
Falta pouco mais de um mês e meio para o nosso 31º Congresso Nacional de Medicina Interna e ainda se podem inscrever.
Bom trabalho ou boas férias de Páscoa.
Isabel Fonseca
Vice-presidente SPMI