| |
O mês de Maio mostrou que continuamos a ver contida a sobrecarga hospitalar do SNS por parte da pandemia Covid-19. Está a aumentar a pressão dos internamentos por todas as outras causas, dentro e fora dos nossos Serviços, e dos pedidos de colaboração pelas mais diversas especialidades hospitalares - estamos a voltar ao “normal”. A tempestade pandémica ainda não passou, mas é legítimo acreditar que a luz que estamos a ver ao fundo do túnel é mesmo para dele virmos a sair.
Esta condição e o facto de nos encontrarmos todos já vacinados levou a que na SPMI tivéssemos começado a retomar os cursos presenciais com maior afinco (Abordagem na Fase Aguda do Acidente Vascular Cerebral, Competências não clínicas para Gestão de Equipas, Ventilação não Invasiva, Reunião Temática do sempre activo NEDM) ou em B-learning (Tratamento não invasivo da Insuficiência Respiratória e Curso Básico de Medicina Intensiva).
Chamamos a atenção para o extenso catálogo de formação promovido pelo FORMI, indo ao encontro daquilo que são as necessidades sentidas de actualização ou de novos conhecimentos, fulcrais para uma Medicina Interna que se pretende abrangente e bem esclarecida.
Também neste mês tivemos o nosso presidente, Dr. João Araújo Correia, a participar na 9ª Conferência de valor da APAH comentando os dados do mais recente Barómetro dos Internamentos Sociais, numa Mesa-Redonda moderada pelo presidente desta associação, Dr. Alexandre Lourenço.
Esta parceria na identificação de um dos maiores problemas com que nos defrontamos nas nossas enfermarias, é fundamental para podermos analisar com pormenor este verdadeiro termómetro social do SNS, para dele tirarmos ilações e propormos conjuntamente alternativas de solução.
Fica um abraço grande para todos
Jorge Crespo Tesoureiro
|