|
| |
Junho que não terá feito jus, em muitos dos seus dias e em diversos locais, ao seu título de mês de Verão, não nos defraudou em riqueza de eventos no seio da SPMI!
Colmatando a saudade do encontro presencial para debater a actividade da Medicina Interna, ocorreram, nos dias 3 e 4, o 2º Congresso Nacional de Hospitalização Domiciliária, na Costa da Caparica e, de 21 a 25, o VIII Congresso Nacional de Autoimunidade | XXVII Reunião Anual do NEDAI, no Porto. Em ambos, o foco foram os temas mais candentes e actuais a que o Núcleo se dedica . No primeiro alicerçando um caminho que se faz desde Novembro de 2015, com progressiva implantação no país e vasto potencial de crescimento. No caso do NEDAI, núcleo que conta 28 anos de existência, numa clara e riquíssima expressão do desempenho assistencial e científico dos internistas que o integram, e cuja valia tem reconhecimento internacional.
Igual reconhecimento pode inferir-se dos resultados das eleições da Federação Europeia de Medicina Interna (EFIM) em Málaga, decorridas paralelamente ao seu 20º Congresso. Os colegas Vasco Barreto, vice-presidente da SPMI, foi eleito Secretário-geral da EFIM e Miguel Romano, coordenador do NIMI, foi eleito membro da Direcção dos Young Internists da EFIM. A somar-se a estes motivos de regozijo, ainda no âmbito do Congresso Europeu, o estudo do NIMI sobre o impacto da pandemia no internato ganhou o prémio "Early Career Award Celebrating Joy in Internal Medicine".
Emoldurada pelos momentos de justa gratificação, a SPMI prosseguiu o seu compromisso de formar: - em calendário excepcional de Junho, 23 a 26, mas no palco habitual, Albernoa, foi realizada a 13ª Edição da EVERMI, sob o tema geral “Cuidar do Doente Agudo”. Na sua multifacetada dinâmica, a Escola constituiu, novamente, marco relevante para formação e partilha de Internos da especialidade. - no dia 4, também muito participada, ocorreu uma nova edição do Curso de Ventilação Não Invasiva Duas notas ainda, para relembrar que: - O prazo para as candidaturas ao Prémio Pedro Marques da Silva foi adiado para 15 de Julho; - temos encontro marcado, em Aveiro, neste próximo fim-de-semana, 2 e 3 de Julho, na Festa da Saúde – em que, mais perto da população, queremos dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido, mas sobretudo informar e esclarecer sobre o importante papel que a Medicina Interna portuguesa tem na prevenção da doença, e no encalço de uma vida saudável!
Olga Gonçalves Tesoureira
|
|