|
| |
Caros colegas,
Em Julho, tivemos a 5ª edição da nossa Festa da Saúde, em Viana do Castelo, um evento organizado pela SPMI, este ano em parceria com o Serviço de Medicina Interna da Unidade Local de Saúde do Alto Minho e com a Câmara Municipal de Viana do Castelo. A Festa ocorreu entre 30 de junho e 2 de julho, em espaços públicos da cidade, com uma extraordinária adesão, que se estima em cerca de 3000 visitas. Como é sabido das edições anteriores, o evento consiste num conjunto de actividades destinadas à promoção da saúde e ao aumento da literacia em saúde na comunidade. Depois de Lisboa, Porto, Viseu e Aveiro, foi a vez de Viana ser o palco desta produtiva interface entre os Núcleos da SPMI e a população. Parabéns à organização!
No plano da formação, temos vários destaques: demos início, no dia 1 de Julho, à 6ª edição do Curso de E-learning de Dor Crónica; em 6 de Julho, deu-se o último módulo da 1ª edição da Escola Anual Virtual de Hepatologia; e em 7 e 8 de Julho decorreu o Curso de Introdução à Investigação Clínica em Medicina Interna.
Agora, com a chegada do verão e do principal período de férias, temos pela frente o desafio das equipas reduzidas, e este ano mais ainda, num cenário de difíceis negociações sindicais e de múltiplas greves anunciadas. Esperemos que possa obter-se uma melhoria das condições no SNS, que permita criar atractividade e impedir a sua deterioração progressiva. Os internistas estarão sempre em toda a malha do Sistema hospitalar, como base do funcionamento dos hospitais, como tecido conjuntivo de todo esse organismo. Isto é verdade para o sector público e para o privado; mas a afirmação de um SNS com capacidade de resposta, diferenciado e resistente é um bem de importância inegociável para a nossa sociedade, merecedor de medidas políticas à altura das circunstâncias.
Um abraço, boas férias e bom trabalho.
J. Vasco Barreto Vice Presidente da SPMI
|
|