|
| |
Julho foi o mês em que assistimos a um novo recrudescimento da pandemia, e em que, perante uma nova estirpe, tememos voltar a aproximar-nos dos tempos difíceis que vivemos de Novembro a Fevereiro, com o vislumbre da ruptura da capacidade da rede Hospitalar. Felizmente, os progressos da vacinação permitiram que a quarta vaga esteja a cursar com muito menos letalidade e com muito menos pressão no internamento. Deseja-se que a evolução do próximo mês o confirme.
Na SPMI, foi possível manter toda a actividade prevista. Aconteceram os Cursos de Função Respiratória – da Função ao Doente (online), de Novas Tecnologias ao Serviço da Pessoa com Diabetes (presencial) e o Curso Básico de Estatística Aplicada à Investigação Clínica (presencial).
No início do mês, tivemos também o privilégio de ver trazidas a nós as principais novidades do Congresso Europeu de Reumatologia (focadas nos novos tratamentos da Artrite Reumatóide e das Espondiloartropatias), por via do Webinar “Best of EULAR Meeting 2021”, organizado pelo NEDAI, com as participações de António Marinho e de José Delgado Alves.
Foi também a vez de mais um dos nossos Núcleos de Estudos organizar o seu 1º Simpósio – o NEDR concretizou o RARO (Recent Advances and Rare Overview) – o Ano em Revista, um evento online que contou com figuras de referência portuguesas e internacionais.
Já mais perto do fim do mês, na véspera do dia dos Avós, deu-se o lançamento de uma campanha do GERMI: “Os Idosos são Valiosos”, com a participação de várias personalidades da sociedade portuguesa, incluindo o Sr. Presidente da República e figuras como João Araújo Correia, João Gorjão Clara, Miguel Guimarães, Rui Nabeiro, Eunice Munhoz, Joana de Vasconcelos, Simone de Oliveira, entre muitos outros.
Por fim, informamos que abriram as candidaturas à Propina de Doutoramento da SPMI. A investigação clínica tem um papel determinante na promoção do conhecimento e da inovação nas ciências médicas. Neste contexto, a SPMI atribui anualmente três prémios de pagamento da propina de doutoramento, com o intuito de incentivar a investigação e o desenvolvimento académico dos médicos de Medicina Interna. As candidaturas podem ser enviadas até dia 30 de setembro.
Enviando a todos votos de boas férias ou de bom trabalho, despeço-me com um abraço, e já com vontade de que chegue o nosso Congresso, daqui a pouco mais de dois meses, esperemos que com muito menos actividade pandémica e com todo o entusiasmo que nos caracteriza.
J. Vasco Barreto Secretário Geral da SPMI
|
|