LOGOTIPO-SOCIEDADE-PORTUGUESA-DE-MEDICINA-INTERNA
NEWSLETTER
Janeiro 2018
www.spmi.pt
 
 

Mensagem da Direção

 
mensagem_direcao_newsletter_janeiro_2018
 
Dr. João Araújo Correia - Secretário Geral da SPMI - ver vídeo completo
 

Em destaque

 
SPMI discutiu a investigação e o ensino médico na especialidade
 

  SPMI discutiu a investigação e o ensino médico na especialidade

Numa sessão que reuniu um grupo de mais de 35 especialistas de Medicina Interna com responsabilidades académicas, das sete universidades do País, a SPMI proporcionou um espaço de debate sobre a especialidade e concluiu que a Medicina Interna deve reforçar o seu protagonismo no meio académico e fomentar a investigação realizada por internistas. Luís Campos, presidente da SPMI, realçou que, “no contexto que temos, com doentes cada vez mais idosos e com multimorbilidades, escassos recursos e hiperespecialização na Medicina, faz cada vez mais sentido o reforço da Medicina Interna”.

Ler Mais

 

Notícias

 
 
mario-gaudencio-newsletter

A SPMI envolvida no projecto Choosing Wisely

O envolvimento da SPMI no projecto internacional Choosing Wisely foi um compromisso da actual direcção da SPMI, como forma de afirmar o compromisso da nossa Sociedade com os esforços para reduzir o sobrerastreio, sobrediagnóstico e sobretratamento e, desta forma poupar os cidadãos a procedimentos e tratamentos desnecessários, susceptíveis de lhes causar dano.

Ler Mais

Comité-executivo-da-EFIM-de-visita-a-Portugal

Comité executivo da EFIM de visita a Portugal

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) recebeu a visita do comité executivo da Federação Europeia de Medicina Interna (EFIM) a fim de iniciar a preparação do 18º Congresso Europeu de Medicina Interna, que irá ter lugar em Lisboa em 2019. O comité executivo realizou também em Lisboa as entrevistas para selecção do próximo editor do European Journal of Internal Medicine.

Ler Mais

 
 
SPMI no programa ‘Prós e Contras’ em defesa de um melhor SNS

Em defesa de um melhor SNS: SPMI no programa ‘Prós e Contras’

Luís Campos, presidente da SPMI, foi um dos convidados do programa da RTP, que debateu o estado do Serviço Nacional de Saúde (SNS), onde deixou várias chamadas de atenção e salientou a necessidade de mudanças, como a criação de “departamentos de medicina onde os internistas tomem conta dos doentes e articulem a intervenção de outras especialidades.

Ler Mais

recepcao-ao-interno-2018

SPMI dá as boas-vindas aos internos de Medicina Interna

A SPMI organizou um Curso de Receção para os internos de Medicina Interna, em Lisboa e em Braga, em que deu a conhecer a Sociedade e a realidade da Medicina Interna e abordou temas como a diabetes, a importância da ventilação, as alterações do estado de consciência e a gestão do stress ao longo do período de internato.

Receção em Lisboa

Receção em Braga

 
 
12_votos_spmi_natal

Os 12 votos para a saúde dos portugueses

Com a chegada do novo ano, a direção da SPMI aproveitou, para além dos desejos de um feliz ano novo, para partilhar 12 votos para a saúde dos portugueses em 2018, entre os quais que o enorme esforço físico e psicológico exigidos aos internistas portugueses que diariamente trabalham, muitas vezes em situações limite, em nome do seu compromisso com os doentes

Ler Mais

12_votos_spmi_natal

Maratona da Saúde

De Norte a Sul do país, e ilhas, estão a ser organizados muitos eventos pela Maratona da Saúde que incluem: caminhadas, corridas, espetáculos de dança, festas, jantares, jogos de futebol. Todas estas ações têm em comum a angariação de donativos para combater as Doenças Autoimunes e as Alergias. Não importa o valor, importa o desafio, a criatividade e a vontade de vencer estas doenças.

Ler Mais

 
 

Investigação

 
 

Duarte JA, Ribeiro R, Melo L, Furtado A, Henriques C. Intermediate care units and their role in medical wards. Eur J Intern Med. 2017 Oct;44:e46-e47.

Ler mais

Merashli M, Alves JD, Gentile F, Ames PRJ. Relevance of antiphospholipid antibodies in multiple sclerosis: A systematic review and meta analysis. Semin Arthritis Rheum. 2017 Jun;46(6):810-818.

Ler mais

Costa N, Marques O, Godinho SI, Carvalho C, Leal B, Figueiredo AM, Vasconcelos C, Marinho A, Moraes-Fontes MF, Gomes da Costa A, Ponte C, Campanilho-Marques R, Cóias T, Martins AR, Viana JF, Lima M, Martins B, Fesel C. Two separate effects contribute to regulatory T-cell defect in SLE patients and their unaffected relatives. Clin Exp Immunol. 2017 May 24.

Ler mais


É muito importante que nos enviem os artigos publicados em revistas indexadas que resultaram da vossa investigação para podermos divulgar por todos os internistas. Enviem a referência bibliográfica (e o pdf, se for uma revista de acesso livre) para o endereço: nuno@spmi.pt

Afinal há muita e boa investigação nos serviços de Medicina Interna em Portugal! Consultem mais artigos no separador “ Investigação” no site da SPMI.

 
 

Agenda

 
 

NACIONAL

 
jornadas_transfronteiricas

XIII Jornadas Transfronteiriças Luso-Espanholas de Medicina Interna

Data: 2 e 3 de Fevereiro
Local: Centro de Negócios Transfronteiriço (Elvas)

mais informações

 
 
desafios_de_comunicacao

Curso Desafios da Comunicação Clínica para Internistas

Data: 10 de Fevereiro
Local: Seminário do Vilar (Porto)

Mais informações

 
 
congresso_nacional_medico

3º Congresso Nacional Médico-cirúrgico do Litoral Alentejano

Data: 21 a 24 de Fevereiro
Local: Santiago do Cacém

mais informações

 
 

congresso_nacional_NEDAI

XXIV NEDAI ANNUAL MEETING

Data: 12, 13 e 14 de Abril
Local: Teatro Vila Real
(Vila Real)

mais informações

 
 

24-congresso-Nacional_newsletter

24º Congresso Nacional de Medicina Interna

Data: 31 de Maio a 3 de Junho
Local: Centro Congressos do Hotel Tivoli
(Vila Moura)

mais informações

 

ver todos os cursos

 

INTERNACIONAL

 
mircim-2018

4th McMaster International Review Course in Internal Medicine

Data: 10 to 12 May 2018.
Local: Kraków, Poland.

mais informações

 
 
autoimmunity 2018

11th International Congress on Autoimmunity

Data: 16 to 20 May 2018.
Local: Lisbon, Portugal.

mais informações

 
 
17congres_ecim

17th European Congress of Internal Medicine

Data: 30 August to 1 September 2018.
Local: Wiesbaden, Germany.

mais informações

 

ver todos os eventos

 

Alertas do Mês

 
  • A Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna vai-se reunir em Sessão Ordinária, na sede da SPMI, em Lisboa, no dia 02 de Março de 2018 (sexta-feira), pelas 18H00. Nesta assembleia vão ser apresentados e discutidos os novos estatutos da SPMI, que estão disponíveis para consulta no portal da SPMI, através do link: 
    http://www.spmi.pt/dw/proposta_novos_estatutos_spmi_2018.pdf
     
  • A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna criou uma plataforma online para que os nosso internos em formação específica possam deixar informações e o testemunho dos estágios que fizeram em Portugal e no Estrangeiro. Mais informações em http://estagios.spmi.pt
     
  • Já visitou o nosso site? Em www.spmi.pt pode encontrar toda a informação sobre a atividade da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, os cursos de formação, os encontros nacionais e internacionais e muito mais.

  • Atualize os seus dados de sócio através do formulário.

 

Publicações

 

revista_mi

 

revista_mi

 

revista_mi

 
 
 

Outros Links

 

www.spmi.pt
Página no Facebook
Página no Youtube

 

Revista Medicina Interna
Revista Casos Clínicos On-line
Alteração dados de sócios

 
 
LOGOTIPO-SOCIEDADE-PORTUGUESA-DE-MEDICINA-INTERNA

Headline goes here

© 2018 Copyright SPMI. All Rights reserved.