|
| |
Caros colegas, O mês de fevereiro continuou desafiante nos vários serviços de Medicina Interna do país, com a sobrelotação das enfermarias e serviços de urgência. No entanto, os internos de formação específica e os especialistas continuam a não deixar de manter a sua atividade formativa e científica. Destacamos: - Dia 2, módulo da Escola Anual de Hepatologia; - Dias 4 e 5, Curso de Estatística Aplicada à Investigação Clínica; - Dia 24, Curso de Doenças Lisossomais de Sobrecarga do NEDR em formato presencial nos Açores; - Dias 25 e 26, o 2º Simpósio Raro, nos Açores que também foi transmitido em direto. Em março irão decorrer mais 8 eventos, que podem consultar em: https://www.spmi.pt/calendario-de-eventos/ Está a terminar o prazo de candidatura ao Prémio Medicina Interna, a ser atribuído a um internista com relevante contribuição para o prestígio e avanço científico da especialidade e que constitua exemplo de trabalho e dedicação profissional. As candidaturas deverão ser feitas por um conjunto de colegas ( Regulamento AQUI) Lembro ainda que, estão abertas as inscrições para: - Bolsa de Investigação de 2023, que visa a promoção da investigação clínica e do conhecimento e inovação nas ciências médicas, sob a forma de desenvolvimento de projetos que estimulem a investigação no âmbito da medicina interna promovendo o desenvolvimento da especialidade. O prazo termina a 31 de março. - Prémio Pedro Marques da Silva em Risco Cardiovascular, no valor de 5000 Euros, até dia 24 de março de 2023.
O 29º Congresso Nacional de Medicina Interna aproxima-se e, em fevereiro, terminaram as submissões de trabalhos. O programa do congresso já foi divulgado e merece todo o nosso entusiasmo.
Faço ainda uma referência à Revista Medicina Interna, pois decorreu o concurso para Editor-Chefe, devido ao pedido de escusa das suas funções do Dr. João Sá. O seu trabalho foi fundamental para o incremento em qualidade e o caminho para a indexação da Revista, sendo que atualmente já se encontra indexada no ACAAP, na DOAJ, na SCiELO e no Google Scholar. Agradecemos a excelência e o exemplo do Dr. João Sá, pelo serviço e dedicação à Medicina Interna e à sua sociedade científica, durante os últimos oito anos, neste cargo tão exigente. Um abraço a todos, Mafalda Santos
|
|