LOGOTIPO-SOCIEDADE-PORTUGUESA-DE-MEDICINA-INTERNA
NEWSLETTER
Fevereiro2018
www.spmi.pt
 
 

Mensagem da Direção

 
mensagem_direcao_newsletter_fevereiro_2018
 

Dr. Luís Campos - Presidente da SPMI - ver vídeo completo

 

Em destaque

 
hospital_de_faro_news
 

SPMI considera “profundamente injustas” acusações feitas aos profissionais de Faro

Sociedade Portuguesa de Medicina Interna solidária com os diretores dos Serviços de Medicina Interna e internistas do Hospital de Faro

Lisboa, 2 de março de 2018 - A direção da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna vem manifestar publicamente a sua solidariedade com os diretores dos três serviços de Medicina Interna do Hospital de Faro, que colocaram o seu lugar à disposição na sequência de acusações do diretor de departamento, de que os internistas viam mal os doentes, pediam exames a mais e não davam altas atempadas.

Ler Mais

 

Notícias

 
 
spmi-deixa-alerta-no-12o-congresso-portugues-de-hipertensao

Medicina Interna presente em força nas Jornadas Hospitalares 2018

Medicina Interna marcou presença de forma significativa nas “SNS Jornadas Hospitalares 2018”, um encontro promovido pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) na Escola Superior de Tecnologia de Saúde, com o objetivo de promover o conhecimento e a partilha de boas práticas na área hospitalar. Numa das sessões dos dois dias de trabalho, dedicada ao tema “Utilização Evitável de Cuidados Hospitalares” e com moderação de Rosa Reis Marques, presidente do Conselho..

Ler Mais

congresso-hipertensao-2018-500x300_c

SPMI deixa alerta no 12º Congresso Português de Hipertensão

Nunca como antes se falou tanto sobre o aquecimento global. E nunca também como agora se sentiu tanto os efeitos desse aquecimento. Este foi o ponto de partida para a Sessão Clínica II do 12º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global, que se realizou nos dias 22 a 25 de fevereiro no Hotel Tivoli Marina Vilamoura e que contou com Luís Campos, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), como um dos principais oradores.

Ler Mais

 
 
nedr

Mais formação e divulgação para reduzir atraso no diagnóstico das doenças raras

Existem, em Portugal, cerca de 600.000 pessoas com doenças raras, 36 milhões ao todo na Europa, o que não as torna “doenças menos prioritárias, tornando-se este um problema significativo de saúde pública. É disso demonstrativo a implementação das estratégias específicas dos serviços de saúde para as doenças raras”, refere Luís Brito Avô. 

Ler Mais

img_6307-500x300_c


2ª edição do curso “Cirrose hepática e suas complicações”

Decorreu, nos dias 23 e 24 de Fevereiro no Seminário do Vilar, no Porto, a 2ª edição do curso “Cirrose hepática e suas complicações”, promovido pelo Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado e frequentado por quatro dezenas de formandos. Foi um curso particularmente dirigido aos internos de Medicina Interna e nele foram tratados os fundamentos 

Ler Mais

 
 
Jornadas Transfronteiriças de Medicina Interna

SPMI promove o seu primeiro curso certificado de ELearning

Sabendo que a formação sobre a Diabetes é central na Educação Médica, a SPMI decidiu lançar, já em março, o seu primeiro curso de eLearning subordinado ao tema: ‘Diabetes – Terapêutica Farmacológica Não Insulínica’, uma vez que esta formação contínua é essencial para a prática clínica atual. Este curso tem a duração de 40 horas, é dirigido a todos os internistas, mas também aos médicos de medicina geral e familiar.

Ler Mais

Jornadas Transfronteiriças de Medicina Interna

Desafios da Comunicação Clínica foram tema de curso

“Desafios da Comunicação Clínica para Internistas” foi o tema do curso promovido pelo Núcleo de Internos de Medicina Interna (NIMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), onde se abordaram temas como a comunicação de más notícias, as particularidades da comunicação com os doentes idosos, a comunicação entre pares e até mesmo o uso do humor como ferramenta.

Ler Mais

 
 
joao-araujo-correia-500x300_c

Entrevista a João Araújo Correia no Dia Mundial do Doente

João Araújo Correia, Secretário Geral da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e diretor do Serviço de Medicina do Centro Hospitalar do Porto, defende a necessidade de facilitar o acesso de todos os indivíduos aos cuidados de saúde e a aposta em “modelos de organização que privilegiem o tratamento integral do doente”. Uma entrevista feita a propósito do Dia Mundial do Doente, que se assinalou no dia 11 de fevereiro.

Ler Mais

Jornadas Transfronteiriças de Medicina Interna

Jornadas Transfronteiriças de Medicina Interna refletem

Elvas recebeu as XIII Jornadas Transfronteiriças de Medicina Interna, evento que juntou os especialistas portugueses e espanhóis e que este ano teve como principal foco as doenças de grande prevalência. Um encontro que, de acordo com Luís Campos, presidente da SPMI, é reflexo das boas relações que as direções das sociedades de Medicina Interna espanhola e portuguesa mantêm desde há muito.

Ler Mais

 
 

Agenda

 
 

NACIONAL

 
curso-diabettes-formi

Curso Tratamento da Diabetes no Ambulatório

Data: 2 e 3 de Março
Local: Sede da SPMI (Lisboa)

mais informações

 
 
conferencia_valor_apah_2018

Conferências de Valor APAH | Gestão do acesso à urgência hospitalar

Data: 16 e 17 de Março
Local: Montebelo Viseu Congress Hotel (Viseu)

mais informações

 
 
curso_da_dor_cronica

Curso de Dor Crónica Porto

Data: 6 e 7 de Abril 
Local: Porto

Mais informações

 
 

congresso_nacional_NEDAI

XXIV NEDAI ANNUAL MEETING

Data: 12, 13 e 14 de Abril
Local: Teatro Vila Real
(Vila Real)

mais informações

 
 

24-congresso-Nacional_newsletter

24º Congresso Nacional de Medicina Interna

Data: 31 de Maio a 3 de Junho
Local: Centro Congressos do Hotel Tivoli
(Vila Moura)

mais informações

 

ver todos os cursos

 

INTERNACIONAL

 
mircim-2018

4th McMaster International Review Course in Internal Medicine

Data: 10 to 12 May 2018.
Local: Kraków, Poland.

mais informações

 
 
autoimmunity 2018

11th International Congress on Autoimmunity

Data: 16 to 20 May 2018.
Local: Lisbon, Portugal.

mais informações

 
 
newsletter-madeira-lupus

Madeira Lupus Clinic 2018

Data: 21 a 23 June 2018.
Local: Savoy Resorts - Calheta.

mais informações

 
 
17congres_ecim

17th European Congress of Internal Medicine

Data: 30 August to 1 September 2018.
Local: Wiesbaden, Germany.

mais informações

 

ver todos os eventos

 

Investigação

 
 

Moraes-Fontes MF1, Hsu AP, Caramalho I, Martins C, Araújo AC, Lourenço F, Taulaigo AV, Lladó A, Holland SM, Uzel G. Fatal CTLA-4 heterozygosity with autoimmunity and recurrent infections: a de novo mutation. 2017 Nov 6;5(12):2066-2070

Ler mais

Jacinto M, Silva E, Riso N, Moraes-Fontes MF. [Determinant Factors of Morbidity in Patients with Systemic Lupus Erythematosus]. Acta Med Port. 2017 May 31;30(5):368-372.

Ler mais

Matos M, Xavier JM, Abrantes P, Sousa I, Rei N, Davatchi F, Shahram F, Jesus G, Barcelos F, Vedes J, Salgado M, Abdollahi BS, Nadji A, Moraes-Fontes MF, Shafiee NM, Ghaderibarmi F, Vaz Patto J, Crespo J, Oliveira SA.IL10 low-frequency variants in Behçet's disease patients. Int J Rheum Dis. 2017 May;20(5):622-627.

Ler mais


É muito importante que nos enviem os artigos publicados em revistas indexadas que resultaram da vossa investigação para podermos divulgar por todos os internistas. Enviem a referência bibliográfica (e o pdf, se for uma revista de acesso livre) para o endereço: nuno@spmi.pt

Afinal há muita e boa investigação nos serviços de Medicina Interna em Portugal! Consultem mais artigos no separador “ Investigação” no site da SPMI.

 
 

Alertas do Mês

 
  • A Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna vai-se reunir em Sessão Ordinária, na sede da SPMI, em Lisboa, no dia 02 de Março de 2018 (sexta-feira), pelas 18H00. Nesta assembleia vão ser apresentados e discutidos os novos estatutos da SPMI, que estão disponíveis para consulta no portal da SPMI, através do link: 
    http://www.spmi.pt/dw/proposta_novos_estatutos_spmi_2018.pdf
     
  • A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna criou uma plataforma online para que os nossos internos em formação específica possam deixar informações e o testemunho dos estágios que fizeram em Portugal e no Estrangeiro. Mais informações em http://estagios.spmi.pt
     
  • Já visitou o nosso site? Em www.spmi.pt pode encontrar toda a informação sobre a atividade da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, os cursos de formação, os encontros nacionais e internacionais e muito mais.

  • Atualize os seus dados de sócio através do formulário.

curso_elearning_certificado_diabetes_fev_2018
 

Publicações

 

revista_mi

 

revista_mi

 

revista_mi

 
 
 

Outros Links

 

www.spmi.pt
Página no Facebook
Página no Youtube

 

Revista Medicina Interna
Revista Casos Clínicos On-line
Alteração dados de sócios

 
 
LOGOTIPO-SOCIEDADE-PORTUGUESA-DE-MEDICINA-INTERNA

Headline goes here

© 2018 Copyright SPMI. All Rights reserved.