|
| |
Caros colegas,
Estamos a terminar a época estival, tempos de férias e de recarregar baterias... pelo menos para alguns... pois mesmo em Agosto a Medicina Interna mantém-se ativa como pedra basilar do sistema de saúde português.
Este é um período no qual os eventos formativos e científicos são mais raros, de qualquer forma tivemos alguns destaques na nossa página e redes sociais da SPMI. Sublinho a nota acerca da criação do Núcleo de Estudos de Obesidade para a promoção do papel fundamental da Medicina Interna no combate a esta doença crónica com elevada prevalência em Portugal. Uma notícia menos boa deste Verão é que vamos ter um ano de pausa na Escola de Verão de Medicina Interna. Esperemos que em 2025 a EVERMI volte em grande força e que seja mais uma vez o espaço ideal para o encontro e partilha de experiências entre os nossos Internos, bem como a nossa incubadora de brilhantes Internistas comprometidos com a sua especialidade!
Gostaria de não perder a oportunidade de destacar aqui também o Verão Quente da Saúde em Portugal. Na comunicação social a Saúde está claramente em voga, embora não seja pelas melhores razões. Um Verão que foi alimentado pelo tão badalado Plano de Emergência da Saúde, cujas medidas ainda poucas viram a luz do dia... Recordo aqui a tomada de posição da SPMI acerca deste plano (https://www.spmi.pt/spmi-aponta-equivocos-e-erros-nas-propostas-sobre-urgencia-do-plano-de-emergencia-da-saude/) e que infelizmente ainda não recebeu resposta das entidades competentes.
Já em Setembro assistimos à rentrée da atividade científica, com o lançamento do último quadrimestre do ano no qual a Medicina Interna portuguesa vai estar muito ativa. Vamos ter em Setembro as reuniões anuais do Núcleo de Estudos de Medicina Obstétrica e do Núcleo de Estudos de Insuficiência Cardíaca. Assinalo também a Reunião dos Núcleos de Estudo da SPMI que decorre a 21 de Setembro em Lisboa, onde os 22 Núcleos de Estudo da SPMI se reunem com a Direção da SPMI para fomentar sinergias e construir pontes para a divulgação e desenvolvimento da Medicina Interna portuguesa nos vários territórios onde actua. Quanto ao nosso Plano de Formação, o FORMI arranca em grande rotação para a segunda parte do ano formativo. Destaco em Setembro uma novidade, o Curso de Abordagem do Doente com DPOC, e as reedições dos Cursos de Interpretação de Electrocardiograma e o Curso Básico de Doenças Imunomediadas que têm sido casos de sucesso na nossa oferta formativa. Participem e inscrevam-se na página da SPMI.
Uma referência final para que coloquem atempadamente nas vossas agendas a Reunião dos Directores e Orientadores de Formação em Medicina Interna, que este ano será em Fátima a 23 de Novembro, e será dedicada ao tema “Inovar e Desenvolver a Medicina Interna”. Contamos com a participação ativa de todos para que desta reunião saiam contributos importantes para o futuro dos nossos serviços e da própria especialidade.
Para terminar, principalmente para todos os Internistas que estoicamente durante o Verão fizeram os hospitais portugueses funcionar e ainda não tiveram o merecido descanso estival, aqui ficam os desejos de Boas Férias! Para os restantes... bom regresso e muita energia e motivação para os tempos desafiantes que a nossa Medicina Interna enfrentará nos próximos meses.
Nuno Bernardino Vieira Vice-Presidente SPMI
|
|