LOGOTIPO-SOCIEDADE-PORTUGUESA-DE-MEDICINA-INTERNA
NEWSLETTER
ABRIL 2020
www.spmi.pt
 
 

Mensagem da Direção

 
 

vitor-branco  

Caros colegas,

Este mês de abril foi marcado pela pandemia da COVID-19. Apesar do trabalho intenso e dos receios, mais uma vez os Internistas enfrentaram com dedicação e grande profissionalismo a missão de estar não só na “linha da frente”, mas como sempre, em todas as frentes do combate onde são necessários para cuidar dos doentes.

A crise e o foco na pandemia obrigaram a que o funcionamento dos serviços e, por consequência, dos hospitais, sofresse uma reorganização profunda da sua estrutura. Na maioria das instituições, os serviços compartimentados em determinados espaços físicos, onde os doentes eram colocados por especialidade, foram organizados sem essas fronteiras e geridos por Internistas. Como sempre, a Medicina Interna preconizou o espírito empreendedor e agregador e o seu papel insubstituível na resposta a situações críticas, conseguindo soluções para os múltiplos problemas que foram surgindo.

Toda esta reorganização, toda esta pressão e a resposta dos profissionais de saúde, veio demonstrar, mais do que nunca, a necessidade de investimento nacional nos recursos humanos e técnicos do Serviço Nacional de Saúde, assim o saibam interpretar as instâncias governativas.

Foi neste mês que houve necessidade de tomar também decisões difíceis, entre as quais, adiar os vários encontros científicos e cursos que estavam programados, nomeadamente, o nosso Congresso Nacional, este ano também Ibérico.

No entanto, mesmo assim, a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna não deixou de participar e incentivar as atividades científicas e de proximidade com outras Sociedades e com a população. Continuam a ser importantes a atualização de conhecimentos, a troca de experiências e a mobilização, para que possamos manter o acompanhamento eficiente dos nossos doentes.

A Sociedade e os seus núcleos de estudo desdobraram-se na organização e participação em debates, webinars e e-conferences, partilhando a sua experiência e as suas dúvidas. Foram vários, muitos em conjunto com outras Sociedades ou Associações: “Qual o Papel das Sociedades Médicas na Formação dos Profissionais de Saúde pós-COVID-19?” (participação de várias Sociedades Médicas), “Debates COVID-19: questões éticas em tempos de pandemia” (5 debates - NEBio), “A medicina interna na linha da frente” (com 8 dos núcleos), “Em tempos de COVID-19: como proteger os doentes em risco de AVC” (NEDM e NEDVC), “Fighting COVID-19 with Ultrasound” (NEEco), “Doentes com COVID-19 – A importância da intervenção nutricional– da teoria à prática” (NENUCLI), "Cuidadores de Lares e Cuidadores Informais - Tudo o que devem saber sobre a Covid-19” (APMGF, SPMI e ANMSP), entre outros.

Baseadas na experiência até ao momento adquirida e na discussão, quer internamente nos Núcleos, quer com colegas de outras especialidades, também foram produzidas recomendações e orientações dirigidas a profissionais ou a doentes e seus cuidadores:
NEMPAL – “Folheto informativo para familiares/amigos de pessoas internadas no Hospital com COVID-19”, “Folheto informativo para doentes internados no Hospital com COVID-19”, “Recomendações clínicas para o controlo sintomático de doentes com COVID-19” e o comunicado: "Cuidados paliativos presentes e ativos em resposta à pandemia da infeção pelo COVID-19"; “COVID-19 – Guia informativo para Pessoas com Doença Rara e seus Cuidadores” (NEDR), “COVID-19 e o doente idoso” (NEGERMI), “Recomendações do Núcleo de Estudos de Geriatria da SPMI - o que é a COVID-19?”, “Hospitalização Domiciliária: COVID-19- Documento de Consenso” (NEHospDom), “Diabetes – COVID-19” (NEDM), “COVID-19 & Diabetes” (NEDM em colaboração com outras sociedades médicas), “Recomendações NE Nutrição Clínica e APNEP – COVID-19”, “Medidas de prevenção para grávidas – COVID-19” (NEMO), “Risco de Infecção pela COVID-19 em grávidas” (NEMO), “Medidas de Isolamento Domiciliário – COVID-19” (NEHospDom), “Recomendações NE Nutrição Clínica e APNEP – COVID-19” (NENUCLI), “Tratamento não invasivo da insuficiência respiratória aguda em doentes com COVID-19” (NEDResp), “Comunicado do NEUrgMI sobre a COVID-19”, “Comunicado NEDAI: Covid19” e “COVID-19 Choosing Wisely Portugal”. Igualmente, o NEDM da SPMI participou no apoio à iniciativa para esclarecer dúvidas de diabéticos por telefone.

Ainda houve oportunidade para preparar um número extra da Revista de Medicina Interna, uma edição digital dedicada à atual pandemia por SARS-CoV-2. Este número consta da publicação de artigos da autoria de individualidades nacionais de referência na Medicina e estará disponível já na 1ª semana de maio. Será certamente lido pela comunidade médica em geral e pelos internistas em particular, com o maior interesse.

Aconteça o que acontecer, depois desta crise tão intensa, todos estaremos diferentes. Os Internistas provaram, mais uma vez, o seu papel imprescindível nos processos de decisão e na liderança da gestão do percurso e dos cuidados aos doentes. Para já, ainda há muitos desafios a ultrapassar, o que faremos como sempre, de forma integradora, com coragem, competência, apenas com o objetivo de tudo fazer no melhor interesse dos doentes!

Lèlita Santos
Vice-Presidente da SPMI

 
 

26º Congresso Nacional de Medicina Interna realiza-se em agosto

 
 

Informações SPMI - COVID-19

 
 

Webinares COVID-19

 
 
econference

E-CONFERENCE “A medicina Interna na linha da frente”

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna organizou no passado dia 17 de Abril de 2020, uma e-Conference com alguns dos seus núcleos de estudo.

Assistir E-conference gravada

spmi-n

Webinar “Em tempos de COVID-19: como proteger os doentes em risco de AVC”

No dia 21 de Abril, realizámos um Webinar  com o tema “Em tempos de COVID-19: como proteger os doentes em risco de AVC”, pelas 21h00.

Assistir a webinar gravado

 
 
debates

Debates COVID-19: Questões éticas em tempos de Pandemia

O NEBio  está a promover um ciclo de 5 debate, nos quais serão discutidas questões éticas em tempo de Pandemia pelo Covid-19.

Assistir aos debates gravados que já ocorreram

spmi-n

Webinar Fighting COVID-19 with Ultrasound

O Núcleo de Estudos de Ecografia da SPMI (NEEco) organizou um Webinar Internacional “Fighting COVID-19 with Ultrasound”.

Assistir a webinar gravado

 
 
debates

Webinar: Doentes com COVID-19 – A importância da intervenção nutricional – da teoria à prática

No dia 28 de Abril de 2020, o Núcleo de Estudos de Nutrição Clínica da SPMI e a APNEP, promoveram o webinar: Doentes com COVID-19 – A importância da intervenção nutricional – da teoria à prática.


Assistir a webinar gravado

spmi-n

Webinar: Qual o Papel das Sociedades Médicas na Formação Médica dos Profissionais de Saúde pós-COVID-19?

No Dia 29 de Abril, pelas 21h00 o presidente da SPMI, foi um dos convidados do webinar “Qual o Papel das Sociedades Médicas na Formação Médica dos Profissionais de Saúde pós-COVID-19?”

Assistir a webinar gravado

 
 
debates

Webinar: Covid-19 e diabetes: como gerir na prática clínica

Foi no dia 2 de Abril,  que o coordenador do NEDM, Dr. Estevão Pape, esteve presente no webinar “Covid-19 e diabetes: como gerir na prática clínica”.

Assistir a webinar gravado


spmi-n

Webinares: A Diabetes não Para


O Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus (NEDM) tem estado presente nos webinares “Covid-19: A Diabetes não para”.

Assistir a webinares gravado

 
 

Notícias

 
 
Diabetes

Vídeo COVID-19 & Diabetes

O Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo e a Sociedade Portuguesa de Diabetologia com o apoio da Novonordisk elaboraram um conjunto de recomendações para diabéticos sobre COVID-19.

Ler mais

spmi-n

COVID-19 Choosing Wisely Portugal

A pandemia de COVID-19 constitui um desafio sem precedentes à capacidade de resposta dos sistemas de saúde a nível mundial. Neste momento, mais do que nunca, é fundamental a utilização adequada destes recursos limitados.

Ler mais

 
 
mi

Covid-19 e a Medicina Interna portuguesa – todos não somos demais

A Covid-19 é uma doença nova. Subitamente, um novo coronavírus – SARS-CoV-2 – provocou uma pandemia que obrigou a reorganizar hospitais, a esquecer...

Ler mais

webinar

Covid-19. Médicos voluntariam-se para esclarecer receios de diabéticos ao telefone

Dezenas de médicos especializados no acompanhamento de diabéticos disponibilizaram-se para ajudar os doentes durante o surto pandémico de covid-19.

Ler mais

 
 
levante-se e ande

Levante-se e ande, pela sua saúde

Dia Mundial da Atividade Física – 6 abril A doença cardiovascular, como enfartes agudos do miocárdio ou acidentes vasculares cerebrais (AVC) continua a ser a maior causa de morte em Portugal ...

Ler mais

recomendaçoes

Recomendações para IPSS, Lares e ERPI durante a fase de mitigação e resolução da pandemia COVID-19

Com base na informação disponível a 29 de Março de 2020, o Grupo de Estudos de Saúde do Idoso da APMGF ...

Ler mais

 

VER OUTRAS NOTÍCIAS

 

Destaques

 
 

NÚMERO EXTRA - REVISTA MEDICINA INTERNA ESPECIAL COVID-19

A SPMI está a preparar o lançamento de uma edição digital da Revista Medicina Interna, dedicada à atual pandemia por SARS-CoV-2.

A publicação de trabalhos da autoria de individualidades nacionais de referência na Medicina, no ensino e na investigação, ficará disponível no website da revista Medicina Interna a partir do dia 4 de Maio de 2020 através do link http://revista.spmi.pt/site/.

Adoptando um figurino dinâmico será enriquecida ao longo de alguns dias com novos artigos que farão a análise do impacto da situação sanitária actual nas instituições de saúde e na vida do cidadão e das comunidades.

Contamos com a vossa "visita virtual" e com a participação activa de todos.

 
 

Publicações

 

revista_mi

 

revista_mi

 

 
 
 

Outros Links

 

www.spmi.pt
Página no Facebook
Página no Youtube


Revista Medicina Interna
Revista Casos Clínicos On-line
Alteração dados de sócios

 
 
LOGOTIPO-SOCIEDADE-PORTUGUESA-DE-MEDICINA-INTERNA

Headline goes here

© 2020 Copyright SPMI. All Rights reserved.