Caros elementos do Núcleo de Estudos de Medicina Paliativa,
No início deste 2020, já marcado pelas nossas 3ªs Jornadas, fazemos um balanço do último ano de atividade e publicitamos os eventos já programados para o presente ano.
Em 2019, decidimos não realizar as nossas Jornadas em Setembro e adiá-las para Fevereiro deste ano, dadas as várias iniciativas respeitantes aos cuidados paliativos que atualmente têm lugar nos meses de Setembro e Outubro. As 3ªs Jornadas do NEMPal realizaram-se no dia 8 de Fevereiro de 2020 na Fundação Cupertino de Miranda no Porto, com o tema "A integração dos Cuidados Paliativos no trajeto da doença". Pela primeira vez tivemos submissão de trabalhos. À semelhança das Jornadas anteriores contamos com mais de uma centena de participantes.
Estamos particularmente orgulhosos destas Jornadas. Contámos com a submissão de vários trabalhos de elevado nível e conseguimos patrocínio para poder premiar o melhor poster. Particularmente interessante foi o debate que no início da tarde reuniu figuras médicas de prestígio para desenvolver o tema de "Quando e como integrar os cuidados paliativos", e que contou com a moderação exemplar do Drº António Carneiro. O dia das Jornadas terminou da melhor forma com a Conferência sobre Espiritualidade. O retorno que tivemos deste evento foi muito positivo, talvez superando os anteriores.
Em 2019, colaborámos com a Sociedade Espanhola de Medicina Interna (SEMI) num estudo Delphi sobre “Practica clínica en la atención al final de la vida”.
Colaborámos com o Núcleo de Estudos de Bioética da SPMI (NeBio) nos debates sobre Termos e Conceitos na Relação Clínica, no Porto e em Coimbra.
Colaborámos na redação das recomendações: “Alimentação na demência avançada: recomendações conjuntas do Núcleo de Estudos de Geriatria e do Núcleo de Estudos de Nutrição Clínica da SPMI e da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica” e com o parecer do NeBio sobre as mesmas recomendações.
Participámos, a convite do Núcleo de Estudos de Doenças Raras, no 1º Congresso Nacional de Doenças Raras com a organização de uma mesa redonda com o tema: Consulta multidisciplinar para doentes neuromusculares, pediátricos e adultos, do CHUP.
Reflexo da crescente relevância que a SPMI tem vindo a atribuir aos Cuidados Paliativos e ao NEMPal, participámos no 25º Congresso Nacional de Medicina Interna em 2019, que teve lugar em Vilamoura, com um Encontro com o Perito sobre Cuidados Paliativos.
Foram ministrados mais dois Cursos Básicos de Cuidados Paliativos, um no Congresso Nacional da SPMI e outro em Tomar, em Novembro, em colaboração com o Centro de Formação da SPMI. Como habitualmente teve como responsável a Equipa do Centro Hospitalar e Universitário do Porto coordenado pela Drª Elga Freire.
Estivemos presentes, como o fazemos desde a 1ª edição, na Festa da Saúde que teve lugar em Viseu nos dias 6 e 7 de Julho, honrando o compromisso de contribuir para a dinamização da SPMI e mantendo o empenho na divulgação dos cuidados paliativos à população. Mantivemos a prática de aplicar o nosso inquérito, relativo ao conhecimento geral que a população tem sobre cuidados paliativos, e que consideramos particularmente importante, já que para além de aferirmos o conhecimento geral dos participantes temos uma intervenção didática ao efetuarmos uma explicação dos assuntos abordados. As nossas borboletas foram mais uma vez um sucesso, e tornaram-se já a imagem do NEMPal, tendo desta vez sido elaboradas por um leque alargado de voluntários, desde jardins de infância a centros de dia seniores. Para 2020 temos já prevista a participação na Festa da Saúde que terá lugar nos dias 4 e 5 de Julho na cidade de Aveiro.
Terminado que está mais um biénio deste secretariado, terão lugar as eleições para eleger o próximo secretariado no dia 8 de Março, às 17h, na sala de Reuniões do Serviço de Medicina A do Centro Hospitalar e Universitário do Porto (edifício novo, 7º piso), para votação da lista única apresentada. Os membros do secretariado cessante, e particularmente os fundadores que se mantiveram nele integrados, agradecem aos presidentes e corpos dirigentes da SPMI e ao seu secretariado todo o apoio e incentivo que sempre nos deram. Fomos testemunhas da sucessiva importância que os cuidados paliativos vieram a ter para a SPMI, a Medicina Interna e a sociedade em geral, e gostamos de pensar, um tanto presunçosamente, que demos algum contributo para que isso se tornasse realidade.
Estamos conscientes que é com o contributo de cada um que todos conseguimos uma cada vez maior visibilidade e protagonismo dos cuidados paliativos. Obrigados por fazerem parte do NEMPal.
O secretariado