Estimados Colegas
A tão esperada acalmia estival não se traduziu em menor trabalho do Secretariado do Núcleo de Doenças Autoimunes. Tal como falado em Assembleia Geral retomamos todos os esforços e inúmeros contatos para dar continuidade aos esforços feitos pelos anteriores Coordenadores deste Núcleo e tornar realidade e ativo o tão desejado Registo Nacional de Doenças Autoimunes. Irei colocar-vos a par dos desenvolvimentos e espero trazer novidades em breve.
Iniciamos também os contactos com diversos Centros de Autoimunidade para a elaboração do Guia do Imunologista Clinico, livro de bolso com cerca de 20 capítulos sobre as principais patologias que servira de guia de bolso no apoio ao diagnostico e decisão terapêutica.
Uma das nossas bandeiras é o network entre os vários Centros de Autoimunidade. Esta newsletter é o primeiro passo, periodicamente irei colocar-vos a par das principais notícias deste núcleo, pelo que peço que atualizem os dados dos Coordenadores das Consultas de Doenças Autoimunes junto da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna tal como os vossos colaboradores pelo que peço que enviem para mim ou para a SPMI os vossos dados atualizados bem como dos colegas que estão a fazer consulta.
Agradeço que me informem de projetos de investigação em curso, reuniões, cursos, prémios, participações nacionais ou internacionais em eventos científicos dos colegas para que possam ser devidamente divulgados.
Em tempo de férias, Agosto não é prolífico em eventos científicos, e por isso o mês de Setembro é o tempo em que se retoma a atividade laboral e científica a todo o vapor pelo que recordo os três principais eventos que vão decorrer proximamente, e que demonstram a vitalidade e diversidade do Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes,
O Mês de Setembro começa com a 10ª Edição da Escola de Verão de Autoimunidade, um projeto inovador coordenado pela Dra Carla Noronha que ano após ano faz um “upgrade educativo” através de um Workshop interativo em Doenças Autoimunes.
Este ano conta com um pré-curso INFLAMMEYE 2024.
É especialmente dedicada aos Internos dos primeiros anos das especialidades médicas e surgiu da necessidade sentida por muitos internos de discutir, colocar dúvidas e desenvolver o raciocínio lógico numa área tão abrangente e interessante como as Doenças Auto-imunes. O objetivo é suplantar a complexidade desta temática por uma forma original de troca de conhecimentos – o recurso a meios multimédia, interatividade, utilização de casos-problema e conta com a participação de preletores da área da Medicina Interna, Reumatologia, Oftalmologia, Dermatologia, Gastroenterologia, Pneumologia e Investigação especialmente dedicados a esta temática.