Quero endereçar igualmente os Parabéns à Unidade de Imunologia Clinica da Unidade Local de Saúde de Sto. António em especial ao Dr. António Lamas, pela publicação na Autoimmunity Review de um artigo sobre “mosaico do Lúpus”.
No dia 16 de novembro, a Unidade de Doenças Autoimunes (UDAI), do Serviço de Medicina Interna da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS), acolheu em Penafiel, um painel de doentes com lúpus, organizado pela Lupus Europe e pela Associação de Doentes com Lúpus. Este projeto, parte de uma iniciativa europeia de doentes para doentes, teve como objetivo dar voz às pessoas que vivem com lúpus, permitindo-lhes partilhar experiências e necessidades para promover cuidados mais inclusivos e adaptados às realidades locais.
Realizado em língua portuguesa, o painel destacou o compromisso das associações em escutar e apoiar os doentes, promovendo os seus interesses a nível nacional e internacional. Zoe Karakikla-Mitsakou, Secretária-Geral da Lupus Europe, sublinhou: “Este painel piloto é um passo essencial para garantir que ouvimos, compreendemos e aprendemos com as vozes de todas as pessoas com lúpus. As aprendizagens deste painel orientarão os próximos passos à medida que expandimos esta iniciativa por toda a Europa.” Este evento reforça o papel da UDAI e da ULSTS como parceiros ativos em iniciativas que promovem um futuro mais inclusivo e equitativo para as diferentes comunidades de doentes, não apenas com Lúpus, tanto locais como internacionais.